Pular para o conteúdo principal

Palcos Musicais: A música dos Balcãs

Dando uma pausa nas fotos (algumas desnecessárias né Raphaelle Maciel...) achei uma notícia bacana para quem quer ouvir algo bem diferente do pagode, samba, sertanejo, entre outros ritmos que estamos tão acostumados.

Amanhã, quarta-feira 14/08/2013, lá no Sesc (R. Fernando de Noronha, 264) se apresenta o músico e pesquisador Leonardo Jeszensky, radicado na Turquia

Só para vocês entenderem o estilo dele, o repertório escolhido para amanhã à noite tem sons que vem dos Balcãs, de países como Bulgária, Romênia, Grécia, Turquia e a Hungria, esse último onde morou por oito anos, já que é filho de húngaro. 
O músico utiliza instrumentos como o violino, alaúde turco, também chamado de ud e o baglama, instrumento utilizado pela música folclórica da Turquia. Ele ainda explica a diferença entre os dois: “Um é mais clássio [ud] e o outro é mais popular [baglama].”

Para quem se animar, deixamos aqui mais informações:
A música dos Balcãs (Turquia, Romênia, Bulgária e Macedônia) – Concerto com Leonardo Jeszensky pela série Palcos Musicais. Quarta, às 20h30, no Sesc (R. Fernando de Noronha, 264). Entrada gratuita, mas limitada a 70 ingressos. Informações: 3305-7800.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUTA MÃE DA GRAÇA! VALE A PENA IR CONHECER!

Aproveite o final de semana e vá conhecer! Vou contar uma história ... Não se preocupem vai ser breve e não vai dar sono! Recebi uma ligação de uma turista na agência que eu trabalhava, pedindo um hotel, próximo a Gruta Mãe da Graça. Todas ficaram se perguntando o que era isso e onde ficava. Desligamos o telefone e logicamente fomos consultar o grande "pai" google.  Nele encontramos a história seguinte história: " (...) Uma menina (Patrícia), na época com 12 para 13 anos, foi com sua mãe a Coroação de Nossa Senhora, na Igreja dos Cinco Conjuntos, um bairro próximo a sua casa em Londrina/PR. Ao chegar, embora não sabendo rezar direito, começou a acompanhar a oração do terço com as pessoas que ali estavam. Ao rezar uma Ave-Maria, uma forte luz branca tomou conta do lugar e na frente da imagem de Nossa Senhora de Fátima, surgiu sob uma nuvem, uma linda mulher vestida de azul. Esta, olhando para Patrícia, sorriu, pediu-lhe que rezasse e prometeu que voltaria.

VOCÊ SABE QUEM É THOMAS COOK?

Pois bem, vocês já ouviram falar deste senhor ai? Para quem é do Turismo, possivelmente já até o estudou ... Thomas Cook é considerado o PAI DO TURISMO, pois foi quem organizou a primeira viagem em grupo, em 1840. o por quê da primeira viagem ... "Nesse tempo, um pastor batista, chamado de Thomas Cook, com o objetivo de fazer uma campanha contra o consumo de álcool, que era muito grande em seu rebanho, teve uma ideia de promover uma viagem de trem entre duas cidades pequenas. Conseguiu um trem e realizou uma viagem cujo objetivo final seria uma reunião de protesto contra o consumo de álcool." "Cook criou as viagens em grupos, iniciando a primeira e maior agência de viagens de todos os tempos. A grande arrancada de Cook se deu em 1841, quando organizou o primeiro tour de viagem em larga escala, conduzindo 500 pessoas para Leicester. Thomas Cook também foi o primeiro a usar campanhas publicitárias e de marketing para captar clientes." Legal saber

Três Bocas, parte II

Parque Ecológico Municipal Doutor Daisaku Ikeda A  Unidade de Conservação  Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda  foi criada em novembro de 1999 e inaugurada em setembro de 2000. O nome do Parque da Usina Três Bocas homenageia  Dr. Daisaku Ikeda , líder budista, filósofo, poeta e educador, presidente da ONG Soka Gakkai Internacional , filiada à ONU. O Parque está localizado  à aproximadamente 12 Km do centro de Londrina , na Rodovia João Alves da Rocha, estrada para o distrito de Maravilha, às margens do Ribeirão Três Bocas.  Sua área total abrange 51, 28 alqueires e preserva como ponto turístico a antiga Usina Três Bocas, segunda usina hidrelétrica do município de Londrina, implantada em 1943 pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica e desativada em 1983.  O parque conta ainda com quiosque, parque infantil e um mirante.   A SEMA  é responsável pelo projeto de revitalização da área, pelo monitoramento da fauna e flora