Pular para o conteúdo principal

"Conheça os destinos turísticos que querem receber menos visitantes"



Olá pessoal, tudo bem?

Falar de Turismo para nós é coisa séria, por isso quando vi essa reportagem no globo.com, imediatamente quis vir aqui, escrever sobre a matéria.


Leiam ela na íntegra, para que possam compartilhar conosco as opiniões de vocês!


Na reportagem, escrevem sobre o descontrole que há no número permitido de visitantes por dia nas regiões elencadas, a falta de educação dos turistas, as lojas de souvenir que se espalham em excesso e os fast food “tirando o gosto” e as características das comidas locais, por um preço mais barato.  

Tenho certeza que cada um tem uma opinião sobre isso, eu pretendo apenas ressaltar que, se talvez, antes das cidades terem “aberto as portas”, divulgado os pontos e pensado apenas em ganhar dinheiro com o turismo, apenas talvez, se tivessem feito um plano de manejo, assim como os parques tem (vide a do Parque Nacional – Cataratas do Iguaçu http://www.cataratasdoiguacu.com.br/parque-nacional-do-iguacu/plano-de-manejo), somente talvez, se houvesse um profissional realmente qualificado, que entendesse a real importância de um estudo deste nível, em cada cidade, possivelmente não estaríamos lendo uma reportagem desta hoje.

Sei também que não são atitudes simples de serem tomadas, que algumas cidades dependem única e exclusivamente do turismo para sobreviver, mas chegando ao ponto que mostram na reportagem, será que este turismo de massa vale a pena? Será que está trazendo mais benefícios ou malefícios para população? Será que o dinheiro injetado em marketing para atrair mais e mais turistas, não virará logo, logo, recursos para despoluir os rios e canais?

Como turismóloga, acredito muitas vezes em um turismo utópico, não aquela utopia que nunca vai existir, mas sim a que pode ser alcançada aos poucos, um pouquinho de cada vez.

Lendo esta reportagem, fico perplexa de como podemos ser peças fundamentais em ajudar cidades ainda não descobertas pela massa, mas que também são incríveis em beleza naturais e culturais e que no futuro serão descobertas a não cometerem o mesmo erro.

Fonte: globo.com

R

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUTA MÃE DA GRAÇA! VALE A PENA IR CONHECER!

Aproveite o final de semana e vá conhecer! Vou contar uma história ... Não se preocupem vai ser breve e não vai dar sono! Recebi uma ligação de uma turista na agência que eu trabalhava, pedindo um hotel, próximo a Gruta Mãe da Graça. Todas ficaram se perguntando o que era isso e onde ficava. Desligamos o telefone e logicamente fomos consultar o grande "pai" google.  Nele encontramos a história seguinte história: " (...) Uma menina (Patrícia), na época com 12 para 13 anos, foi com sua mãe a Coroação de Nossa Senhora, na Igreja dos Cinco Conjuntos, um bairro próximo a sua casa em Londrina/PR. Ao chegar, embora não sabendo rezar direito, começou a acompanhar a oração do terço com as pessoas que ali estavam. Ao rezar uma Ave-Maria, uma forte luz branca tomou conta do lugar e na frente da imagem de Nossa Senhora de Fátima, surgiu sob uma nuvem, uma linda mulher vestida de azul. Esta, olhando para Patrícia, sorriu, pediu-lhe que rezasse e prometeu que voltaria.

VOCÊ SABE QUEM É THOMAS COOK?

Pois bem, vocês já ouviram falar deste senhor ai? Para quem é do Turismo, possivelmente já até o estudou ... Thomas Cook é considerado o PAI DO TURISMO, pois foi quem organizou a primeira viagem em grupo, em 1840. o por quê da primeira viagem ... "Nesse tempo, um pastor batista, chamado de Thomas Cook, com o objetivo de fazer uma campanha contra o consumo de álcool, que era muito grande em seu rebanho, teve uma ideia de promover uma viagem de trem entre duas cidades pequenas. Conseguiu um trem e realizou uma viagem cujo objetivo final seria uma reunião de protesto contra o consumo de álcool." "Cook criou as viagens em grupos, iniciando a primeira e maior agência de viagens de todos os tempos. A grande arrancada de Cook se deu em 1841, quando organizou o primeiro tour de viagem em larga escala, conduzindo 500 pessoas para Leicester. Thomas Cook também foi o primeiro a usar campanhas publicitárias e de marketing para captar clientes." Legal saber

Três Bocas, parte II

Parque Ecológico Municipal Doutor Daisaku Ikeda A  Unidade de Conservação  Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda  foi criada em novembro de 1999 e inaugurada em setembro de 2000. O nome do Parque da Usina Três Bocas homenageia  Dr. Daisaku Ikeda , líder budista, filósofo, poeta e educador, presidente da ONG Soka Gakkai Internacional , filiada à ONU. O Parque está localizado  à aproximadamente 12 Km do centro de Londrina , na Rodovia João Alves da Rocha, estrada para o distrito de Maravilha, às margens do Ribeirão Três Bocas.  Sua área total abrange 51, 28 alqueires e preserva como ponto turístico a antiga Usina Três Bocas, segunda usina hidrelétrica do município de Londrina, implantada em 1943 pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica e desativada em 1983.  O parque conta ainda com quiosque, parque infantil e um mirante.   A SEMA  é responsável pelo projeto de revitalização da área, pelo monitoramento da fauna e flora