Ontem estava lendo o JL (Jornal e Londrina), reparei em uma pequena nota, no canto esquerdo da página de cultura, contando que o chorinho brasileiro, "deve receber em breve o status de Patrimônio Cultural Imaterial, concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Foi solicitado pelo Clube de Choro de Brasília, que conseguimos descobrir que desde 2008 (exatamente dia 29/04/2008) já é considerado Patrimônio Imaterial do Distrito Federal.
Para quem nunca ouviu falar sobre o IPHAN, segue uma breve história retirada do site do Instituto:
"É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar os diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira. Tendo como Missão promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, a responsabilidade do IPHAN implica em preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações."
(Autarquia: poder absoluto, auto-suficiente)
Agora só nos resta esperar ... escutando um pouco!!
Curiosidade
Você sabia que a fala do locutor da apuração do Carnaval Rio de Janeiro, "Dez! Nota Dez!"
é um Patrimônio Imaterial da cidade do Rio de Janeiro, desde 2014.
Fontes:Jornal de Londrina (edição dia 27 de Abril 2015, página 17)
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=10&sigla=Institucional&retorno=paginaIphan
Comentários
Postar um comentário